
ICVC - Instituto Cabo Valério de Cidadania
Quem somos
01
Origem
O ICVC foi inaugurado em Belo Horizonte no dia 24 de junho de 2016 - 19 anos após o movimento reivindicatório da Polícia Militar de Minas Gerais, em 1997 — data em que o Cabo Valério foi fatalmente baleado, mesmo estando de folga. Sua trajetória se tornou um marco de coragem em defesa da dignidade dos policiais e bombeiros militares.
02
Missão
Criado com o propósito de manter viva a memória de Valério e transformar sua história em ação cidadã, o ICVC tem como missão promover os valores humanos, sociais e éticos que ele defendeu com a própria vida.
03
Fundadores
Idealizado pelo ex-deputado federal Subtenente Gonzaga, o ICVC reúne um corpo de 19 integrantes, presidido pelo Tenente QOR José Ulisses, ex-presidente da ASPRA. A presidência de honra é ocupada por Carmem Suelma, viúva de Valério, que reforça o papel do Instituto em apoiar aqueles que mais precisam.
04
Atuação
Além de homenagens simbólicas e ações voltadas à memória, o ICVC se compromete com iniciativas concretas na valorização da cidadania, educação, ética e promoção humana.
05
Família
O ICVC também se sustenta no envolvimento da família de Valério.. Sua esposa, Carmem Suelma, e seus filhos, Danilo e Felipe, simbolizam a continuidade dos valores que o Instituto se propõe a preservar. O ICVC carrega a responsabilidade de honrar o legado deixado por Valério, mantendo vivo seu legado como pai, marido e cidadão.
06
Propósito
Mais do que preservar o passado, o ICVC existe para inspirar o futuro — transformando dor em movimento e memória em ação. Seu propósito é atuar como uma ponte entre a história e as novas gerações, mantendo viva a lembrança de quem lutou por dignidade, enquanto constrói caminhos concretos de transformação.
Reveja!
Reviva o lançamento do ICVC
