ICVC acompanha Simpósio sobre saúde mental e prevenção ao suicídio na PMMG
- Assessoria de Comunicação

- 6 de fev. de 2020
- 2 min de leitura
A saúde mental, o bem-estar psicológico e o equilíbrio emocional são fundamentais na vida do ser humano, levando em conta que ele tem necessidades, anseios e várias responsabilidades, tanto profissionais, como familiares e sociais..
O que temos acompanhado ultimamente é alarmante: o grande número de autoextermínio praticado em todo o mundo nas diversas faixas etárias. O fenômeno, se assim podemos chamar, não é diferente nos quadros de pessoal das Polícias Militares em geral e, em particular, da PMMG, cujos índices são preocupantes...

Diante da grave situação, fato que desperta a atenção de entidades e pessoas envolvidas na preservação da vida e no bem-estar psicológico — principalmente de um policial que lida na ponta da linha, que recebe o primeiro impacto no contato com a miséria humana em cada ocorrência —, tentam buscar um caminho viável para amenizar esses trágicos acontecimentos..
À vista disso, meu particular amigo, Subtenente Gilberto Agostinho dos Reis, psicólogo há mais de 40 anos, apesar de estar na inatividade há mais de 22 anos, sempre preocupado com essa grave situação, fez um trabalho de campo inédito. Pesquisou e conseguiu encontrar, nas fileiras da Corporação, um número considerável de praças que são psicólogos — entre eles, vários com doutorado, outros com mestrado e todos com pós-graduação ou alguma especialização..
Conseguiu aglutinar esse grupo em conversas preliminares. Com o apoio e em parceria com a ASPRA (presidida pelo Subtenente Héder), obteve junto ao Comando da Corporação a liberação de um dia para que esses profissionais participassem de um Simpósio sobre saúde mental..
Esse Simpósio aconteceu no dia 27 de janeiro de 2020, no Espaço de Artes e Eventos da ASPRA, onde, durante todo o dia, foram realizadas várias mesas de trabalho, com amplo debate sobre o grave problema..
Eu, como presidente do ICVC – Instituto Cabo Valério de Cidadania, tive a honra de ser convidado a participar do evento como ouvinte, uma vez que foi um Simpósio altamente técnico. Também, por ter, em vários momentos anteriores, discutido esse tema com o Dr. Gilberto, bem como demandas surgidas para o ICVC nesse campo, no qual somos limitados por falta de pessoal especializado, restringindo nossa atuação ao acolhimento..

O Subtenente Gilberto localizou, nos quadros da Corporação, um total de 49 psicólogos praças, dos quais 27 participaram do Simpósio. Esteve presente também o nosso Deputado Federal, Subtenente Gonzaga, que classificou o Simpósio como um projeto pró-vida..
O resultado primário do Simpósio foi uma reunião do grupo, agendada para a segunda-feira, 3 de fevereiro, onde ficou definido que deverá ser elaborado um projeto consistente, envolvendo a Corporação e as entidades congregadas, com apresentação ao Comando em até 45 dias..

Vale ressaltar que o Comando da Corporação está muito confiante nesse projeto, oferecendo total apoio e demonstrando grande preocupação com a saúde mental dos seus comandados..
Esse projeto envolverá não apenas o acolhimento, mas também o acompanhamento pessoal e do núcleo familiar, que é peça fundamental nos casos de instabilidade psicoemocional..
O psicólogo Subtenente Gilberto definiu assim a iniciativa:.
“O elevado índice de suicídio que tem ocorrido nas nossas fileiras foi o gatilho que nos impulsionou a essa busca e está nos motivando a encontrar uma alternativa para o nosso Sistema de Proteção Social, no que se refere à saúde mental da tropa.”.
José Ulisses da Silva – Presidente do ICVC









